Descrição
Avaliação do equipamento VELOTESTE
Conforme orientação que acompanha o aparelho, o objetivo desse treino é alcançar o maior número de pontos pressionando rapidamente os botões coloridos que acendem aleatoriamente. A velocidade que eles são apresentados acontece de forma gradativa, quanto maior o número de pontos adquiridos, mais rápido será a apresentação dos botões coloridos.
Avaliando:
Utilizei nas intervenções dos atendimentos dos alunos, principalmente com Transtornos Funcionais Específicos–TFEs, ou seja, alunos com diagnósticos de: Distúrbio do Processamento Auditivo Central – DPAC, Dislexia, TDAH, disgráficos, disortográficos e com discalculia. Foi testado, também, com alunos com diagnóstico diversos de dificuldade de escolarização.
O jogo é utilizado em meus atendimentos como um recurso para a aprendizagem nas diferentes modalidades de comunicação, bem como, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Durante os treinos os alunos experimentam, inventam, descobrem, aprendem e conferem habilidades. Sua inteligência e sua sensibilidade são desenvolvidas.
Ao utilizar o VELOTESTE observei que:
– Podemos avaliar o desempenho dos alunos e avaliar o nível de seu desenvolvimento motor e cognitivo;
– É um aparelho atraente para os alunos. Luzes coloridas acendem ao iniciar o treino e um som acompanha quando se aperta as teclas. Funções essas atraentes para os alunos cinestésicos;
– Estimula a atenção visual, apresentando melhoras nas dificuldades em sustentação da mesma. A sustentação envolve a capacidade de manter a atenção ao longo do tempo, ou seja, a capacidade de sustentar uma resposta comportamental consistente durante uma atividade contínua. Sabemos que esta habilidade é crítica para o processamento de informações, referindo-se a dois aspectos do desempenho intimamente relacionados que é a quantidade de tempo, durante o qual determinado nível de desempenho pode ser mantido, e consistência do desempenho durante esse período;
– Reduz o grau de ansiedade diante de um desafio. Paralelo ao treino, trabalha-se o controle respiratório e corporal, reduzindo assim seu grau de ansiedade e aumentando seu tempo de atenção concentrada. Lembrando que: ansiedade em pequenas doses é saudável, mas em demasia se torna um problema. Quando você está extremamente ansioso, dificilmente sua mente vai atuar a seu favor, com isso, seu desempenho cai e o prazer e a sensibilidade ficam comprometidos;
– Trabalha a atenção concentrada eliminando a desatenção provocada por distratores (visuais e auditivos) à sua volta. Alunos que se distrai com facilidade são treinados a manter o foco atencional nas teclas, uma vez que, a velocidade aumenta à medida que vai acertando…
– Trabalha e estimula as habilidades viso-motora, ou seja, a capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo, uma vez que a visão está envolvida em todos os nossos movimentos sejam elas motora grossa ou motora fina. A visão é um componente importante para os movimentos coordenados entre os olhos e as mãos para executar tarefas variadas. O trabalho desenvolve, também, habilidades perceptuais psicomotoras;
– Estimula reação imediata diante de um estímulo, fundamental que se saiba utilizao tempo interno para buscar alternativas assertivas;
– Favorece o controle das emoções, administrar o processo emocional não significa reprimir ou inibir as emoções. Pelo contrário, é muito importante que saibamos darespaço para que elas se manifestem de forma natural;
– Uso do tempo disponível com atenção. Nos dias atuais, a urgência das situações pode forçar as pessoas a agirem impulsivamente sem a atenção e cuidado necessários. O treino favorece o uso do tempo de forma efetiva e com atenção, encontrando formas de prender a atenção e alcançar o máximo de pontos possível;
A confrontação – o treino permite uma Confrontação positiva. Confrontam os resultados e vão em busca de melhores marcas. Essa habilidade interpessoal é a experiência mais potente de interação humana e favorece o crescimento das pessoas envolvidas. Tem o objetivo de ajudá-lo(a) a refletir sobre situações comuns da vida: lidar com ganhos, perdas e competitividade. (explorar sempre que possível a agressividade – assertividade e a submissão). Surgem desafios e questões para serem resolvidas, dando margem para que criem hipóteses de soluções para os problemas colocados; entre outras.
Avaliações
Não há avaliações ainda.